terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carta a Hilda Hilst

________________Caio Fernando de Abreu


O importante, o irreversível, o definitivo, o claro nessa história toda é que eu gosto muito de ti. Muito mesmo. Não adoro nem venero, mas gosto na medida sadia e humana em que uma pessoa pode gostar de outra, O resto é detalhe.



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

-

________________Marilyn Monroe


Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor.




segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Negação da Morte

________________Ernest Becker


Os homens são tão necessariamente loucos que não ser louco seria uma outra forma de loucura.


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu


Eu abandono tudo, história, passado, cicatrizes. Mudo o visual, deixo o cabelo crescer, começo a comer direito, vou todo dia pra academia. Mas você tem que prometer que vai remar também, com vontade! Eu começo a ler sobre política, futebol, ficção científica. Aprendo a pescar, se precisar. Mas você tem que remar também. Eu desisto fácil, você sabe. E talvez essa viagem não dure mais do que alguns minutos, mas eu entro nesse barco, é só me pedir. Perco o medo de dirigir só pra atravessar o mundo pra te ver todo dia. Mas você tem que me prometer que vai remar junto comigo. Mesmo se esse barco estiver furado eu vou, basta me pedir. Mas a gente tem que afundar junto e descobrir que é possível nadar junto. Eu te ensino a nadar, juro! Mas você tem que me prometer que vai tentar, que vai se esforçar, que vai remar enquanto for preciso, enquanto tiver forças! Você tem que me prometer que essa viagem não vai ser a toa, que vale a pena. Que por você vale a pena. Que por nós vale a pena. Remar. Re-amar. Amar.



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

-

________________Tati Bernardi



Vence quem passa por essa vida rindo. E se o preço que se paga por ser um pouco feliz é ser um pouco idiota, dane-se.



terça-feira, 8 de novembro de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu



Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim. O destino da felicidade, me foi traçado no berço.





sábado, 5 de novembro de 2011

-

________________Madre Teresa de Calcutá


Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba.
Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona.
Não ame por dinheiro, porque um dia ele também acaba...
Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.



Loucos e Santos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu



Não se concentre tanto nas minhas variações de humor, apenas insista em mim. Se eu calar, me encha de palavras, me faça querer dizer outra e outra vez sobre você, sobre nós, e todo esse amor. Se eu chorar, não me faça muitas perguntas, não precisa nem secar minhas lágrimas. Só me diz que você continuará comigo pra tudo, que tenho teu colo e teu carinho. E ainda que te doa me ver assim, me envolva nos teus braços e diga que eu posso chorar, mas que você não sairá dali enquanto eu não sorrir. Porque é isso que nos importa, não é? O sorriso um do outro.



-

________________Caio Fernando de Abreu



Mas gosto, gosto das pessoas. Não sei me comunicar com elas, mas gosto de vê-las, de estar ao seu lado, saber suas tristezas, suas esperas, suas vidas. Às vezes também me dá uma bruta raiva delas, de sua tristeza, sua mesquinhez. Depois penso que não tenho o direito de julgar ninguém, que cada um pode — e deve — ser o que é, ninguém tem nada com isso. Em seguida, minha outra parte sussurra em meus ouvidos que aí, justamente aí, está o grande mal das pessoas: o fato de serem como são e ninguém poder fazer nada. Só elas poderiam fazer alguma coisa por si próprias, mas não fazem porque não se vêem, não sabem como são. Ou, se sabem, fecham os olhos e continuam fingindo, a vida inteira fingindo que não sabem.



-

________________Caio Fernando de Abreu


Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem não tem o que perder. Como quem não aposta. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você.
Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas, vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Sonhos, se realizam, ou não.
Os olhos se fecham um dia, pra sempre. E o que importa você sabe, menina, é o quão isso te faz sorrir. E só.



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Que Seja Doce

________________Caio Fernando de Abreu



Então, que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante. Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder. Tudo é tão vago como se fosse nada.



-

________________Caio Fernando de Abreu



Eu te amo. Mesmo negando. Mesmo deixando você ir. Mesmo não te pedindo pra ficar. Mesmo não olhando mais nos teus olhos. Mesmo não ouvindo a tua voz. Mesmo não fazendo mais parte dos teus dias. Mesmo estando longe, eu te amo. E amo mesmo. Mesmo não sabendo amar.




(dedico essa frase do meu grandioso ídolo para o meu dindo Roberto. Hoje estou sentido sua falta mais do que considero normal)

-

________________Caio Fernando de Abreu



Oro a Deus não pedindo cargas mais leves, e sim ombros mais fortes. E tenho repetido que no que depender de mim, me recuso a ser infeliz. As coisas vão dar certo. Vai ter amor, vai ter fé, vai ter paz – se não tiver, a gente inventa.



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

-

________________Cristina Guerra




Hoje me vejo procurando um novo caminho e sei que será longa a estrada. Até encontrar quem perceba que a minha urgência nada mais é do que a urgência de ter calma. Até encontrar quem realmente me veja.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu



Que a primavera venha leve, suave e calorosa, enchendo de cor o dia-a-dia e iluminando os corações gelados.




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu



Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que fica de mim e em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro.



-

________________Caio Fernando de Abreu



Preciso sim, preciso tanto. Alguém que aceite tanto meus sonos demorados quanto minhas insônias insuportáveis.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Fazes-me Falta

________________Inês Pedrosa



E se a nossa amizade mal vivida não couber na perfeição do céu? Deixa-me ser apenas a beleza magoada da tua vida, enquanto a vida for tua.



Fazes-me Falta

________________Inês Pedrosa


Deus procura primeiro os que sofrem antes do conhecimento específico da dor, talvez porque os outros sabem demasiado para poderem ser salvos.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

-

___________________Pablo Neruda


" Algún día en cualquier parte, en cualquier lugar indefectiblemente te encontrarás a ti mismo, y ésa, sólo ésa, puede ser la más feliz o la más amarga de tus horas."

-

___________________Pablo Neruda


       

        "Se cada dia cai,
dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
Há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência"



-

____________________Pablo Neruda




 "Tu eras também uma pequena folha que tremia no meu peito. O vento da vida pôs-te ali. A princípio não te vi: não soube que ias comigo, até que as tuas raízes atravessaram o meu peito, se uniram aos fios do meu sangue, falaram pela minha boca, floresceram comigo."

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sim, sei bem

________________Ricardo Reis - heterônimo de Fernando Pessoa



Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu




Dá um certo trabalho decodificar as emoções contraditórias, confusas, somá-las, diminuí-las e tirar essa síntese numa palavra só, esta: gosto.




sexta-feira, 19 de agosto de 2011

-

________________Friedrich Nietzsche



A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.




quarta-feira, 17 de agosto de 2011

-

________________Immanuel Kant




O sonho é uma arte poética involuntária.




sábado, 13 de agosto de 2011

Idade da Razão


________________Jean-Paul Sartre


 "- Isso de me conhecer não me interessa tanto assim - disse simplesmente.
  - Eu sei - atalhou Marcelle -, não é um fim, é um meio. É para libertar-se a si próprio; olhar-se, julgar-se: sua atitude predileta. Quando você se olha, imagina que você não é o que está olhando, que você não é nada. No fundo, é o seu ideal: não ser nada.
  - Não ser nada - repetiu lentamente Mathieu - Não. Não é isso. Escute: eu... eu gostaria de nada dever senão a mim mesmo.
  - Sim. Ser livre. Totalmente livre. É seu vício.
  - Não é um vício - disse Mathieu. - É... Mas que quer você que eu faça, então?
  Estava irritado. Tudo isso, ele o explicara cem vezes a Marcelle e ela sabia que era o que mais lhe importava.
  - Se... se eu não tentasse viver por conta própria, existir me pareceria absurdo.
  Marcelle tomara um ar sorridente e obstinado:
  - Sim, sim... é seu vício.  "


.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu


Daqui a 50 anos eu ainda vou saber seu nome e vou me lembrar de todas as vezes que você me fez sorrir. Na minha memória, tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos.




quinta-feira, 30 de junho de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu




Não queria pedir mais do que você tinha, assim como eu não daria mais do que dispunha, por limitação humana. Mas o que tinha, era seu.



-

________________Caio Fernando de Abreu



Seria tão bom se pudéssemos nos relacionar sem que nenhum dos dois esperasse absolutamente nada, mas infelizmente nós, a gente, as pessoas, têm, temos - emoções.



terça-feira, 28 de junho de 2011

Hamlet

________________William Shakespeare



Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
mas confia em meu amor.





quinta-feira, 23 de junho de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu



Fiz fantasias. No meu demente exercício para pisar no real, finjo que não fantasio. E fantasio, fantasio.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

-

________________Caio Fernando de Abreu



Tem horas que eu me perco sem você aqui, aí eu lembro: tá tão longe de mim. E o meu coração grita: mas tá aqui dentro.



(dedicado ao meu amado dindo Roberto)


sábado, 18 de junho de 2011

-

________________Rubem Alves


Amor é estado de graça e com amor não se paga. Nada mais falso do que o ditado popular que afirma que "amor com amor se paga". O amor não é regido pela lógica de trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa que floresce porque floresce, eu te amo porque te amo.



domingo, 5 de junho de 2011

-

________________Fernando Pessoa


O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.




-

________________Francisco Quevedo



A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Igual a Você

________________Thedy Corrêa - Nenhum de Nós


Agora você tem novos amigos
Normal que um dia isso fosse acontecer
Só não me faça te odiar
Não me peça para esquecer
Não espere que eu seja igual a você



terça-feira, 10 de maio de 2011

-

________________Friedrich Nietzsche


O que não te destrói, te fortalece.



A Garota que eu amo

________________Augusto Branco


A garota que eu amo
é como um sonho em dia de verão,
capaz de fazer resplandecer o Sol em céu de tempestade com um simples olhar seu.

A garota que eu amo
fala tudo ao contrário, vive rindo à toa
e gosta de ouvir mil vezes a mesma coisa

A garota que eu amo
é sincera, humilde e companheira
e às vezes se chateia se eu não fico com ela até não mais poder

A garota que eu amo
tem um jeito todo especial de encantar,
maravilhar e de ser

A garota que eu amo não me ama
mas eu a amarei sempre
Eternamente...


-

________________Augusto Branco


A maior covardia de um homem é despertar o amor de uma mulher sem ter a intenção de amá-la.


sábado, 30 de abril de 2011

October

________________Rosie Thomas


Make her a flower in late December
When the sun is hot and shining on her
Write her a love song and play it all day long
To remind her of all that she is worth

Never never leave her

Take her on long drives for ice cream by sea sides
And give her your coat when she is cold
Tell her you miss her when you're close enough to kiss her
And that you'd walk a thousand miles to tell her so

But never never leave her

Take photographs of her on Brooklyn street in October
When her nervous smile is slightly curved
Some days when she is slightly down tell her it's okay to frown
It makes you just fall more in love with her

But never never leave her




quarta-feira, 13 de abril de 2011

-

________________Carl Gustav Jung




Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.




segunda-feira, 4 de abril de 2011

-

________________Carlos Drummond de Andrade



Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade


sábado, 2 de abril de 2011

-

________________Mário Quintana



E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vidas dos insetos...




-

________________Walt Whitman


Contradigo a mim mesmo porque sou vasto



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Quase sem Querer

________________Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Renato Rocha


Tenho andado distraído,
Impaciente e indeciso
E ainda estou confuso,
Só que agora é diferente:
Estou tão tranqüilo e tão contente.

Quantas chances desperdicei,
Quando o que eu mais queria
Era provar pra todo o mundo
Que eu não precisava
Provar nada pra ninguém.

Me fiz em mil pedaços
Pra você juntar
E queria sempre achar
Explicação pro que eu sentia.
Como um anjo caído
Fiz questão de esquecer
Que mentir pra si mesmo
É sempre a pior mentira,
Mas não sou mais
Tão criança a ponto de saber tudo.

Já não me preocupo se eu não sei por que.
Às vezes, o que eu vejo quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer,
Que eu vejo o mesmo que você.

Tão correto e tão bonito;
O infinito é realmente
Um dos deuses mais lindos.
Sei que, às vezes, uso
Palavras repetidas,
Mas quais são as palavras
Que nunca são ditas?

Me disseram que você
Estava chorando
E foi então que eu percebi
Como lhe quero tanto.

Já não me preocupo se eu não sei por que.
Às vezes, o que eu vejo, quase ninguém vê
E eu sei que você sabe, quase sem querer
Que eu quero o mesmo que você



O Eco

________________Cecília Meireles


O menino pergunta ao eco
onde é que ele se esconde
Mas o eco só responde:
"Onde? Onde?"
O menino também lhe pede:
"Eco, vem passear comigo!"
Mas não sabe se eco é amigo
ou inimigo.
Pois só lhe ouve dizer:"Migo!".


segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Como Gostais

________________William Shakespeare



As donzelas são maio quando são donzelas, mas o céu muda quando se tornam esposas



Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
"Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada" - Mário Quintana